quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

oh meu deus tenha dó dos livros.
tenha dó do livro novo
que se sente estranho em meio aos empoeirados.
mas tenha dó de seu dono que não pode lê-lo.

meu santo deus tenha dó da biblioteca
que sempre movimentada, mas triste e calada na hora do sono.
mas tenha dó ainda de seu dono
que mesmo dono, és escravo deles.

tenha dó dos livros de uma edição
que sozinhos contam uma história isolada
mas tenha mais dó ainda de seu dono
que sozinho, não é história alguma.

oh meu deus, santo deus, tenha dó
das pessoas que passam os olhos pelas páginas e não lêem
mas tenha tremenda dó do dono da biblioteca
que tudo lê e não é lido.

oh deus tenha dó
das histórias que tem já tem um final e não são
escritas com uma página em branco pela frente cheias de surpresa
e, meu deus, se ainda sobrar-lhe dó
me dê um final feliz.

Nenhum comentário: